Cuidados para o verão

Está chegando a estação mais aguardada pelas crianças. Os pequenos mal podem esperar pelas férias para se divertirem com a família. Seguindo alguns cuidados básicos para as crianças, a diversão é garantida. Veja as dicas que separamos para você manter seu filho protegido no verão.

1. Cuide da alimentação

As vitaminas são muito importantes para o sistema imunológico. Por isso, procure aumentar o consumo de frutas e verduras. Evite alimentos muito gordurosos e industrializados, que dificultam o metabolismo e aumentam a sensação de cansaço. 

Também é importante tomar cuidado com as frutas cítricas, como a laranja e o limão. O ácido cítrico pode causar manchas na pele ao ser exposto ao sol. Portanto, após o consumo lave bem as mãos e boca do seu filho.

2. Fuja da desidratação

As crianças perdem a hidratação com mais rapidez que os adultos. Desta forma, o ideal é deixar uma garrafa de água sempre junto à elas. Incentive a ingestão de sucos naturais, água de côco e chás. Frutas como a melancia também são ótimas opções para combater a desidratação.

3. Atenção ao mar e piscina

Antes de entrar na piscina, verifique se há proteção nos ralos e bombas para evitar acidentes. Observe também a altura da água, que deve estar no máximo até o umbigo da criança. E não a deixe sozinha nem por um segundo, mesmo que a piscina seja bem rasa. Ela pode se distrair ou escorregar e precisará do seu apoio.

No mar o cuidado deve ser dobrado. A correnteza e a força das ondas podem levar a criança para longe, fique atento. É recomendado que menores de um ano de idade não sejam levados à praia, mas caso seja necessário, prefira deixar o pequeno em uma piscina infantil inflável com água da ducha perto de você.

4. Fique de olho na segurança

Em um piscar de olhos a criança pode se perder dos pais. Por isso, coloque uma pulseira de identificação no braço dela com seu nome e telefone. Vesti-la com roupas de cores vibrantes também ajuda na rápida localização.

Caso você encontre uma criança perdida, procure acalmá-la, pergunte o nome dos pais e permaneça no local. Peça ajuda a outras pessoas para localizar os responsáveis o mais rápido possível. Se não os encontrar, acompanhe a criança até o posto policial ou de segurança mais próximo.

5. Cuidado com a exposição solar

Quando se fala em praia logo se lembra do protetor solar. No entanto ele deve ser usado na cidade também. Os protetores infantis são um pouco diferentes dos comuns, possuem uma fórmula com menos compostos químicos. Ou seja, tem menores chances de irritar a pele da criança. Apesar disso, deve ser observado no rótulo a idade mínima de uso para aquela marca específica. Mesmo à sombra há incidência de raios UV, por isso a importância de usar sempre o protetor solar.

Porém, bebês com menos de seis meses de idade não podem usar o produto. Para eles a saída é evitar o sol, principalmente entre 10 e 16 horas. Além de usar chapéu ou boné e roupas leves de manga longa, de preferência de tecidos com proteção UV.

6. Espante os insetos

Prefira a versão infantil dos repelentes, que protegem de pernilongos, mosquitos da dengue, chikungunya e outros, sem irritar a pele. Bebês de até seis meses também não podem usar esse tipo de produto. Para proteger as crianças no verão você pode utilizar repelentes eletrônicos nos cômodos da casa, telas e mosqueteiros nas janelas e berços.

Com esses cuidados básicos seu filho estará protegido e pronto para aproveitar o verão. Lembre-se de sempre optar por roupas leves, confortáveis e de tons mais claros. Assim seu pequeno fica mais à vontade para brincar e se divertir.